terça-feira, julho 18, 2006

Notas de viagem - 10


Nota: A partir de hoje vou estar ausente da blogosfera durante uns dias. Até breve.

Falemos agora da zona da Cornualha que vai de Quimper até à Pointe du Raz, a mítica Pointe du Raz! Um pequeno percurso de mais ou menos 100km para o qual um dia sendo suficiente não é demais. Saímos de Douarnenez bem cedo e fizémos o percurso na direcção das "pointes". Começámos pela Pointe du Millier seguindo-se a Pointe de Brézellec (sem que pelo caminho não tivéssemos de ter deixado cair algumas outras) e chegámos à Pointe du Van que terá de ser feita com tempo.Depois de se deixar o carro nos parques apropriados há que percorrer a falésia, olhar em volta para tantos cabos que dali se vislumbram e sobretudo ter tempo para saber olhar, de longe, a Pointe du Raz e a Baia dos Trespassados. Nesse belo passeio tudo nos chama a atenção - os cavalos, a flora, as rochas e muito especialmente essa capela do sec. XV que, por pouco, não mergulha no mar. Aliás foi uma das coisas que mais me espantou na Bretanha a quantidade de igrejas e pequenas capelas que aparecem em nenhures viradas para o mar como num agradecimento a essa água onde a terra está implantada e é fonte de rendimento e vida. Depois há que seguir com tempo para a Pointe du Raz; de novo largar o carro e andar a pé, devagar, como numa prece, olhando mar, flora e essa linha magnífica que é a ponta, o farol da Velha, os rochedos e, ao longe, a ilha de Sein.

Ali senti o mesmo que me costuma acontecer no Monte de St. Michel, sempre que tenho de voltar as costas ao monte e aqui à ponta du Raz, só me apetece pedir licença ou então partir às arrecuas como antigamente se fazia com os reis.

Para quem gosta da natureza, do mar, da luz e do vento deve ir com tempo, sentar-se nas rochas da Ponta e deixar o olhar correr, pensar como será aquele mar nos dias de grande temporal, nos inúmeros naufrágios que ali aconteceram mas, acima de tudo, deixar-se deslumbrar pela força incólume da natureza.

Aqui, direi que as fotografias são um pálido retrato do local. Carregando aqui verá dois esboços feitos à pressa.




Pointe du Millier



Pointe de Brezellec



Beg Ar Vann



Pointe du Van e os seus cavalos



Ainda os cavalos da Pointe du Van



Capela do sec. XV virada para o mar com cruzeiro com o pormenor de dum lado ter a imagem de Cristo e do outro a imagem da Virgem.



Beg Ar Raz



A Pointe du Raz



Le Phare de la Vieille e ao fundo a ilha de Sein



Os rochedos na direcção da Baía dos Trespassados.



Para um conhecimento mais aprofundado do local há o site oficial da Pointe du Raz e do Cap Sizun e diversos outros sites.

Etiquetas: ,