Notas de viagem - 15
Das Côtes-d'Armor darei conta de um local quase mágico onde crianças e velhos se deliciam percorrendo as estreitas veredas por entre as rochas. Estou a falar da Côte de Granit rose - Costa de Granito rosa - que vai de Ploumanac'h a Perros-Guirec (ou como dizem os locais, a Perros). Este percurso feito através do caminho dos "douaniers" (homens da alfândega) é um repouso para a vista e um jogo de imaginação. As rochas de granito rosa foram, ao longo dos tempos, sofrendo a erosão e nela se esculpiram diversas formas a que o homem foi dando nomes - o cogumelo, o pé, a cabeça da morte, a tartaruga, o sofá e tantas, tantas outras e ainda mais aquelas que a nossa imaginação acrescenta.
A praia de Ploumanac'h é um amplo areal numa enseada semeada de inúmeras ilhas e ilhotas. Num dos lados do areal fica o pequeno oratório dedicado a St. Guirec.
As fotografias abaixo darão apenas uma pequena impressão sobre este belo parque onde andei quatro horas e onde, se pudesse, teria continuado por muito mais tempo. Realmente sentia-me um pouco Alice no País das Maravilhas sabendo, contudo, que ali tudo era real.
A magia tem de ser vivida no local pois as fotografias são uma palidíssima imagem da realidade.
O farol de Men-Ruz
À esquerda a enseada de Ploumanac'h, à direita o oceano, mais ao menos ao centro uma bela casa apalaçada.
descubram a forma e esperem que ela não vos caia em cima.
outros equilíbrios instáveis
vai um cogumelo?
um aspecto da costa onde, ao fundo, se vê uma ilha e à direita uma careta que dava jeito no Carnaval
por quanto tempo se vai aguentar?
À vossa imaginação
ao longe pareceu-me uma figura inca
Etiquetas: Fora de portas, olhares
<< Home