terça-feira, fevereiro 07, 2006

Passeio CNC - II Parte - Convento de Santos-o-Novo


Depois do Convento dos Barbadinhos seguimos para o Convento de Santos-o-Novo para onde as Comendadeiras (título concedido por D. Afonso Henriques a senhoras parentes dos cavaleiros de Santiago da Espada) passaram em 1475.

O Convento foi alargado ao longo dos anos e ainda hoje alberga, no piso térreo, senhoras de alguma maneira ligadas aos militares e nos dois últimos pisos foi criada a Residência Prof. José Pinto Peixoto onde residem estudantes universitários.

O Convento está presentemente sob a tutela dos Serviços Sociais do Ministério da Educação.

O Convento desenvolve-se nos quatro lados do claustro e na parte oriental deste situa-se a sua belíssima igreja. Há que destacar para além do claustro a sua preciosa azulejaria, as capelas de talha dourada e a Igreja.




Ângulo exterior do Convento



Claustro - de uma grande área ladeado por três andares sendo os dois primeiros ornados de treze arcos em cada lado.


Capela de Nossa Senhora da Encarnação

Esta capela constitui um interessante testemunho religioso e artístico da época barroca devendo ser vista, pela qualidade e diversidade dos seu programa decorativo, como uma obra de arte total. Das diversas manifestações artísticas utilizadas na ornamentação desta capela (lambris de azulejos figurativos, oito telas pintadas, pintura de brotesco na cobertura, imaginária, etc.) a obra de talha desempenha um papel principal. *



pormenor do tecto



apesar da falta de luz coloco aqui esta fotografia onde se pode ver um pouco da "obra de arte total", entre outras, talha dourada, azulejos e telas.



Alguns pormenores que se encontram nas arcadas do piso inferior e do primeiro piso


Entrada para uma antiga capela hoje a sala de estar dos estudantes.



um dos muitos azulejos que cobrem as paredes



apesar da má qualidade da fotografia também aqui a coloquei por ter achado enternecedora esta imagem de Santa Isabel de bengala



Igreja conventual

Exceptuando alguns acréscimos posteriores ao terramoto de 1755, a talha de todo o Templo é realizada na década de 1740 e adopta o Barroco Joanino. Ocorre na sequência de uma só campanha de obras, merecendo realce a sua qualidade artística. *



A entrada exterior da Igreja que existe sempre nos conventos femininos. O convento desenrola-se para o lado esquerdo da fotografia.



Um pequeno pormenor da igreja junto ao púlpito. A igreja é forrada a azulejos. Todos os interiores tinham muito pouca luz daí a má qualidade destas fotografias.




*Informação da História breve do Convento de Santos-o-Novo que nos foi fornecida.

Etiquetas: ,