domingo, fevereiro 05, 2006

Passeio CNN - I Parte – Igreja da Porciúncula


Ontem fui a mais um passeio do Centro Nacional de Cultura. Desta vez em Lisboa onde tenho tanto para descobrir! O passeio de ontem abarcava o edifício do antigo Convento dos Barbadinhos, a sua igreja e terminava no Convento de Santos-o-Novo.

Neste primeiro post falarei da primeira parte do passeio – o antigo Convento dos Barbadinhos Italianos.

“Antiga sede do Convento dos Barbadinhos Italianos, a igreja de Nossa Senhora da Porciúncula é um templo joanino concluído em 1742. Exteriormente realça-se a galilé que antecede a entrada na igreja, com três aberturas para o exterior todas gradeadas. No interior, a característica mais singular é a total ausência de talha dourada em benefício da talha escura executada com madeira do Brasil. Depois de extintas as Ordens religiosas, este templo passou a ser a sede da paróquia de Santa Engrácia, ao contrário do antigo convento a que pertenceu, cuja propriedade está hoje dispersa por várias entidades e privados.”

IPPAR



O convento fica situado na Calçada dos Barbadinhos que desconhecia. Terei de voltar a esta zona de Lisboa para percorrer as suas sinuosas e íngremes ruas e admirar o Tejo que se estende ao fundo por entre casario rasteiro e antigas árvores de grande porte. Terei ainda de voltar para ir ver o Museu da Água de Manuel da Maia que se encontra instalado na antiga Estação elevatória a Vapor dos Barbadinhos, inaugurada em 1880 por D. Luís para permitir o aumento do caudal fornecido a Lisboa.

O convento não se visita pois encontra-se em mãos particulares perdendo-se assim a indispensável visita ao seu claustro.

No interior da igreja há a realçar a sobriedade que lhe vem da madeira do Brasil não coberta a ouro podendo-se apreciar a qualidade da madeira, dos seus veios e do seu trabalho. De realçar um belo púlpito e o altar onde está a imagem de prata de Santa Engrácia. Sobre esta Santa comprei um pequeno opúsculo datado de 1898 que o senhor padre vendia como se fossem quaisquer folhas de um computador. Pela leitura em diagonal que lhe dei encontrei algumas preciosidade que aqui irei colocar pois parece que a imagem andou em bolandas e foi muito requisitada por vários organismos.

Sobre o termo Porciúncula este vem do italiano e quer dizer pequena coisa. Lembrar que o convento era de franciscanos italianos, ordem de pobreza. A Igreja da Porciúncula foi a primeira criada por São Francisco perto de Florença, ao que nos disse a guia, mas nas investigações que fiz encontrei que este era o nome do primeiro convento criado por S. Francisco em Assis.




A sóbria fachada da igreja.




Ainda a fachada da igreja onde se pode ver a torre sineira e a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula.




O brasão joanino, bem situado no centro da fachada, com toda a sua pompa quer em tamanho quer em pormenores, muito ao estilo do barroco.



Nota: do interior não coloco imagens pois as luzes eram tão fracas e a manhã ainda ia no início que todas as fotografias ficaram demasiado escuras e sem qualquer interesse.

Etiquetas: ,