domingo, setembro 10, 2006

Notas de viagem - 17


Algumas palavras e fotos sobre a Ilha de Bréhat no norte da Bretanha. Este pequena ilha de 461 habitantes fica a 10m de barco do continente. Na ilha não circulam carros; se me não falha a memória há apenas 3 carros - 1 para a mairie, 1 para a agricultura e outro - uma espécie de pequeno comboio - para levar as pessoas e mercadorias do porto a suas casas ou hoteis e ou ao longo de toda a ilha. Há ainda duas ou três motorizadas sendo que uma deles é do médico. Os outros meios de transporte são bicicletas, pequenas carroças e as pernas das pessoas!

A saída para a ilha faz-se pela Ponta do Arcouest que, na maré baixa, tem uma vista magnífica pois, entre continente e ilha, há uma profusão de pequenas ilhotas e rochas rosas que dão ao lugar um estranho ar de lua semeada de água. Infelizmente não tenho fotografias dessa beleza pois o barco ia partir e não houve tempo para fotografias; no regresso a paisagem tinha-se modificado completamente. Não havia ilhas, só mar, era a maré alta!

Primeiro fiz uma volta de barco à ilha que me tinha sido recomendada por amigos. O panorama é excelente e ficamos com uma ideia da ilha e dos seus inúmeros faróis. Como gosto do mar senti-me sempre bem o que não foi o caso para muita gente que ia no barco pois o mar, batido a vento, torna o pequeno barco numa casca de noz segura.

Depois deixaram-nos no porto, melhor no pontão 3, distante do porto aí uns 10m a pé. À vinda saímos do pontão 1, mesmo em frente ao melhor hotel e dos pontão 2 e 3 nem vista - o mar cobria-os completamente!

Percorri a ilha o mais que pude e gostei da miniatura de burgo - demasiado turística à hora do almoço - da soberba vista envolvente do alto de uma pequena colina onde se situa a capela de S. Michel e que dá para uma enseada com um belo moinho de maré. Fui até ao farol de Paon no extremo norte da ilha. Mas o que mais gostei foi de me perder por pequenas estradas de terra batida ora no coração da ilha, ora junto ao mar ou em pequenas enseadas. As flores que, naquela altura, cobrem a ilha são um jogo para o olhar.

Em baixo ficam as fotografias.




Pointe de l'Arcouest - o local donde partem os barcos e a ilha ao fundo



Chegada à ilha



A meia distância entre o pontão 3 e o pontão 1 junto ao hotel que se vê ao fundo.



o largo do pequeno burgo



a colina com a capela de S. Michel



Vista da capela de S. Michel



Outra vista da capela de S. Michel; ao fundo o continente



o bem posicionado calvário junto da capela de S. Michel



o moinho de maré



uma preciosidade



um dos muitos faróis da ilha



durante a volta à ilha num mar mais calmo



Dois blocos de granito rosa evocam a presença frequente em Arcouest de Frédéric e Iréne Joliot-Curie. Os blocos estão em bruto e apenas a parte que representa as caras, olhando-se, é polida.


Etiquetas: ,