quarta-feira, janeiro 18, 2006

Exposição de Tapiès em Lisboa


Posted by Picasa
Forma Negra Sobre Quadrado Cinzento, 1960, 73 x 92 cm




Fui ontem ver Tapiès na Galeria Fernando Santos na Rua de São Paulo, 98 junto à Igreja de São Paulo.

Gosto muito de Tapiès que me deram a conhecer há uns anos. Do que dele conheço tenho em mim as texturas das suas grandes telas no Rainha Sofia em Madrid. Em Lisboa recordo-me de o ter visto numa exposição na Mundial Confiança ao Chiado. Hoje retornei a um género diferente - menos telas, mais desenho e em suportes muito diferenciados. Mas continua a ser o mesmo enigmático Tapiès mergulhado nos seus símbolos, na sua filosofia e no seu mundo onde habitam as cruzes e uma caligrafia alicerçada na filosofia zen.

A não perder o vídeo de cinquenta e tal minutos que muito nos ajuda a percorrer a sua arte, a sua mestria e o substracto do que está para além do visível.


Etiquetas: