segunda-feira, novembro 28, 2005

Como se aprende


Era eu bem pequena quando o meu pai me ensinou a olhar para esta casa sobranceira à baía de Cascais. O que vi em primeiro lugar foi o nome = ao meu, senti logo a casa um pouco minha. Baixei os olhos e, com mais dificuldade, fui lendo os versos... de um tal Guerra Junqueiro. Já o conhecia da canção que no Jardim Escola João de Deus cantávamos - A Moleirinha. Quando chegámos a casa o meu pai foi buscar os poemas de Guerra Junqueiro e fomos à procura daquele onde estes versos se encontravam - abre aqui, fecha ali fomos lendo outros. Com ele fui descobrindo o gosto da poesia.

...E o mar a meus pés
cantando um hino igual aos hinos de Moisés...


Há poucos dias passei junto da casa, olhei-a, recordei a cena e um nó formou-se na garganta.






Etiquetas: