quinta-feira, novembro 24, 2005

Viagens na minha terra - Cascais - Exposição de Graça Morais






Estive ontem em Cascais e fui ver a exposição de Graça Morais que se encontra no Centro Cultural de Cascais e que recomendo vivamente.

De entre os quadros expostos é-me difícil destacar alguns pois, duma maneira geral, aprecio muito a pincelada vigorosa e desconstruída de Graça Morais; contudo, no r/c realço as sanguíneas e os carvões (nestes, particularmente aquele em que a mulher se penteia de costas, num estranho ângulo, onde tudo nos é dado com riscos e esbatidos)e obviamente os três auto-retratos, a Maria com as folhas e terra e o grande quadro só com o rosto de Maria que, por explicação de uma monitora que ajudava um grupo de crianças a entrar naquele mundo, foi feito no local e no dia em que Maria morreu em apenas quatro horas - a sua homenagem ao seu modelo de tantos quadros.




Maria, acrílico e colagens




Maria, último retrato

Graça Morais©gracamorais.blogspot.com




No andar superior, tentando não ser exaustiva, vou destacar os retratos feitos com tinta da China e goma laca pois a técnica impressionou-me grandemente.

Como nota, apenas a destacar que me entristeceu o facto de ver que na exposição estávamos duas pessoas e o grupo de crianças em visita de estudo. Eu sei que era dia de semana mas também vi Paula Rego em Serralves num dia de semana e o público era em grande número. Bem sei que Paula Rego estava na catedral das exposições mas custa-me que neste país só mediatizando grandemente os acontecimentos culturais estes consigam ter público. Devo ainda acrescentar que não estou a desvalorizar a exposição de Paula Rego de que muito gostei como se pode ver no post aqui colocado. Também não faço qualquer tipo de comparação ou de valorização entre as duas pois cada uma tem um traço próprio muito definido, uma grande qualidade e um invulgar enquadramento internacional no que à nossa arte diz respeito.


Etiquetas: