quarta-feira, novembro 07, 2007

Barcelona VIII


Falemos hoje de Pedralbes - Pedras Albas, uma antiga aldeia que a cidade engoliu mas que tem o privilégio de ficar mesmo no sopé do monte onde fica o Tibidabo e, por isso, passado o arco de entrada, temos a noção de estarmos noutro local que não numa grande cidade. Subindo uma pequena ladeira, passado o arco, desembocamos num pequeno largo - um largo de aldeia que o monte domina - e do lado esquerdo ergue-se o Mosteiro de Pedralbes do sec. XIV. A igreja no estilo gótico catalão é sóbria. Entrando no Mosteiro deparamo-nos com um grande claustro de dois andares que as arcarias dominam. Claustro com árvores onde, aqui e além, se descobre o monte. No antigo dormitório está instalada a exposição da colecção Thyssen-Bornemisza com pinturas e esculturas que vão da Idade Média ao séc. XVII - um importante acervo. De destacar ainda a pequena capela de S. Miguel abrindo sobre o claustro e os seus frescos.

Um lugar menos conhecido mas que penso vale bem uma visita. Um local de silêncio.

Da praça da Catalunha há um autocarro, creio que o 22, directo ao Mosteiro e com a vantagem de percorrer uma grande parte de Barcelona.


Ficam algumas fotografias.






O arco de entrada no burgo



Desfocados parte dos frescos da capela de S. Miguel



Uma vista do claustro



O repuxo do meio do claustro



Nas antigas cozinhas um azulejo de Santo António - ali dito de Pádua para mim de Lisboa



O claustro visto do andar superior sobre a fonte onde as freiras lavavam as mãos, rezavam uma oração junto ao anjo e se sentavam a descansar um pouco antes de entrarem no refeitório



Um pormenor dum canto da varanda superior do claustro


Etiquetas: