segunda-feira, maio 07, 2007

O inesgotável mundo do nunca visto




Tudo é pouco do que vimos face ao incomensurável que fica por ser visto.

Qualquer viagem é apenas uma infinitésima parte do muito que há para ver. Tantos locais, tantas coisas, tantas gentes. E as paisagens que os aviões apagam? E as caminhadas que nenhuns pés suportam? E o infindável mundo das grutas inexploradas?

Fixemo-nos nas coisas simples. Até pode ser naquelas que apenas ouvimos contar, do cinema ou da televisão e que nunca experimentámos.

Veio-me tudo isto à ideia quando abri a televisão no Eurosport e estavam a dar saltos de ski. Pensei no que sentiriam aquelas pessoas cá em baixo vendo os saltos quando, planando sobre elas, um Ícaro humano, as vai sobrevoando.

É nostálgica a certeza da imensidão que nunca conquistaremos - as gélidas montanhas junto aos pólos, o deserto, as cidades perdidas e as que estão por criar. Talvez daqui decorra o meu prazer em viajar de carro quando, numa qualquer bifurcação, eu posso sempre escolher; é um decisão minha e, quantas vezes, a melhor tem sido a que, desafiando qualquer mapa, me leva por caminhos poucos vistos.

Viajante de mim recrio-me nas pegadas, no palimpsesto e desemboco na estrada do inesgotável mundo do nunca visto.


Etiquetas: