domingo, maio 08, 2005

Lenda da Rainha Santa II


Lenda do pagem e o do forno de cal

Tinha a Rainha Santa um pagem que lhe era muito dedicado e, por isso mesmo, estimado.

A inveja que os outros pagens sentiam levou um deles, pagem do Rei, a despertar neste, por maldade, ciúmes pela Rainha. Como este pensamento o atormentasse, resolveu D. Diniz fazer desaparecer aquele pagem. Embora de maneira que fosse pouco notada. Mandou, para isso, chamar um forneiro de cal, com quem ajustou o seguinte:

Ordenaria El-Rei que a certa hora o pagem da Rainha se dirigisse ao forneiro, a perguntar-lhe se as suas ordens haviam sido cumpridas; acto contínuo seria pelo forneiro metido dentro do forno da cal. O outro pagem – o do Rei – iria depois fazer idêntica pergunta, significando a resposta afirmativa que o primeiro já havia morrido.

No dia e hora aprazados o Rei mandou o inocente pagem ao forno, mas aconteceu que ele, ao passar pela Ermida de S. João Baptista, próximo do paço, ouviu o toque da campainha à Elevação, na Missa e como tivesse recomendação da Rainha para que sempre que tal acontecesse, não deixasse de assistir, isso entendeu dever fazer. Entretanto o pagem do Rei dirigiu-se na hora própria ao forneiro, a perguntar o combinado; mas como fosso o primeiro a chegar, apesar dos seus protestos, foi metido dentro do forno. Nada aconteceu, por isso, ao pagem da Rainha, quando por sua vez lá chegou a fazer a pergunta, tendo recebido a resposta de que as ordens d’El-Rei estavam cumpridas. Ficou o monarca muito impressionado com o sucedido, em que viu mais um milagre de sua Santa Esposa.



Olympio Duarte Alves, Monte Real no Passado e no Presente, Edição da Junta de Turismo de Monte Real.



Etiquetas: