quinta-feira, abril 21, 2005

Chain letter



Os meus amigos do Local & Blogal e da Extensa Madrugada, Mãos Vazias fizeram o favor de me “apanhar” para esta Chain Letter; há convites que, quando partem de certas pessoas, não se podem recusar. Assim, aqui vai com o atraso a que uma estadia fora de Lisboa me obrigou.


Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Só poderia ser A Cartilha Maternal de João de Deus pois sem esse livro todos os outros seriam meros rabiscos.


Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

Quando em adolescente descobri a figura feminina dos Cinco de Enid Blyton.


Qual foi o último livro que compraste?

Tristes Tropiques de Claude Lévi-Strauss.


Qual o último livro que leste?

Michel Foucault de Didier Eribon


Que livros estás a ler?

Sempre à mão Rosa do Mundo – 2001 Poemas para o futuro; Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector e Austerlitz de W. G. Sebald


Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Sem pensar muito ou sem ser literariamente correcta os primeiros que me vêm à cabeça pela ordem temporal em que os li - Os Thibault de Roger Martin du Gard, a poesia completa de Fernando Pessoa e seus heterónimos, Les Mandarins de Simone de Beauvoir, o Quarteto de Alexandria de Lawrence Durrell e finalmente um bom dicionário para manter um aceso diálogo com as palavras já que a ilha seria deserta.


A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Ao Nocturno com Gatos pois a sua autora além de poeta é minha amiga.

Ao Antes de Tempo pois o seu autor ajudou-me a ampliar o meu cérebro e assim a “domesticar” o olhar e a mão e ainda pelas imagens, livros e palavras que ali sempre encontro.

Aos Limites de Luz pois aí sempre encontro a empatia das palavras e da sua teia.


hfm



Etiquetas: