Continuando...
Finalmente e pedindo as devidas desculpas, dou resposta ao desafio dos meus amigos do Absorto e do Bons Tempos Hein! deixando aqui a indicação dos últimos cinco livros lidos e que, de formas muito diferentes, me tocaram.
O Silêncio e as Sombras de Gonzalo Torrente Ballester - uma saga, em três volumes, da Galiza do início do sec. XX. Uma impressionante caracterização de personagens.
O Fulgor da Luz conversas com Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes de Anne Phillipe - uma súmula das entrevistas e conversas realizadas ao longo de várias semanas.
A Memória dos Outros de Marcello Duarte Mathias - uma vasta e profunda recolha de textos sobre autores, a título de exemplo - Camus, Pedro Nava, Almada, Romain Garry e tantos outros; pintores - Klimt, Delvaux, Van Dongen, Matisse, Pollock e Rothko - textos sobre diarística, xadrez, análises, críticas e três textos autobiográficos.
Ariel de Sylvia Plath - poemas intrigantes onde sobressai uma acutilante forma de desespero.
Poemas As Elegeias de Duíno Sonetos a Orpheu de Rainer Maria Rilke que ainda anda pela minha mesinha de cabeceira, como acontece frequentemente, pois é dos que nunca se esgotam.
Quanto à corrente passo-a a quem a quiser apanhar, tal como os livros que ali esperam por nós.
Ao Eduardo e ao João o meu muito obrigada.
Etiquetas: Avulso
<< Home