segunda-feira, maio 21, 2007

Os sketch books de antanho


a primeira vez que as vi foi assim que lhes chamei. Este ano esperava em Pisa ir ver o Museu das sinopies (desenhos feitos com contornos de uma cor vermelho acastanhado eram feitos com terra de Sinope, nome da localidade, por cima dos quais eram pintados os frescos; uma espécie de esquisso para permitir uma pintura rápida indispensável na técnica do fresco que seca muito rapidamente sem permitir grandes retoques) mas infelizmente estava fechado para obras.

Contudo os meus olhos maravilharam-se com outros que fui encontrando em diversos locais. Deixo-vos, em baixo, alguns exemplos. Nem sempre da melhor qualidade pois a luz, as pessoas, ou a minha inabilidade não permitiram a sua optimização.






Estes dois são de Santa Maria Novella. O primeiro foi talvez o mais belo que vi. O segundo um tratado de marcação de planos.







Estas sinopies são de La Badia em Florença um mosteiro benedictino no centro da cidade, em frente ao Museu Bargello, cuja última remodelação foi feita no séc. XVII. A igreja tem um imponente tecto em caixão de madeira rendilhado e algumas boas pinturas. Contudo, o que mais gostei foi do pequeno claustro onde se encontram os frescos e as sinopies.





os frescos a que se referem as sinopies.

Etiquetas: