terça-feira, novembro 14, 2006

Salamanca


Salamanca é uma das cidades onde me sinto em casa - bela, cheia de recantos e surpresas e com um conjunto de monumentos que a enobrece. Mas é a vida daquela cidade de jovens, as suas ruas e, sobretudo, a grandiosidade acolhedora da sua Plaza Mayor que mais me encanta.

Revisitei alguns monumentos - a Catedral - especialmente a Velha - com o seu magnífico retábulo e a sua sobriedade; o pátio e claustros da Universidade; a Casa de las Dueñas com o seu requintado e estranho claustro onde se desfruta uma paz que sempre me acolhe. A juntar a isto fui (re)olhar os outros locais e percorrer, à exaustão, as suas casas, as suas ruas e aquela curiosa Virgen de la Escuela que trago em mim.

Tive ainda a sorte de encontrar a exposição de Goya a Gauguin - obras do Museu de Belas Artes de Bilbao. Não se encontravam ali obras primas mas, entre outros, não esqueço as litografias de Cézanne que, a meu ver, foram os estudos para a sua tela Les baigneuses e um pequeno quadro de Picasso, dos seus 19 anos, onde a mancha e o cubismo já se começavam a esboçar - completamente diferente de tudo que o rodeava. Uma grata surpresa.



Seguem algumas fotografias:

As cupulas da catedral



O claustro do Mosteiro de las Dueñas



Mais do Mosteiro de las Dueñas



A Plaza Mayor


No post abaixo a célebre Virgen de la Escuela e outras fotos.

Etiquetas: