segunda-feira, novembro 13, 2006

De regresso


depois de cinco dias bem e variadamente preenchidos.

Começo por esclarecer algumas dúvidas e perguntas que surgiram quer nos comentários quer no mail. Por erro meu não esclareci que antes de ir para Salamanca permaneceria uma noite em Ciudad Rodrigo onde iria ver a tal exposição

Kyrios - Las Edades del Hombre

Cito, em tradução livre, o catálogo: O itinerário das exposições de Las Edades del Honmre que desde 1988 percorreram as sedes episcopais da comunidade de Castela e Leão e as cidades de Amberes e Nova York, culmina agora com a celebração da sua décima terceira exposição na Catedral de Ciudad Rodrigo, entre os dias 9 de Junho e 8 de Dezembro de 2006.

Por um feliz acaso em mil novecentos e qualquer coisa numa ida a Salamanca deparei-me com esta exposição - magnífica, grandiosa, com imensas obras de arte acompanhadas por um jogo de luz e som onde não faltaram vídeos de Buñuel e outros meios visuais. Estendia-se esta exposição pelo soberbo conjunto arquitectónica da Catedral Velha e Nova de Salamanca onde o retábulo do altar-mor da Catedral Velha era como o culminar e a síntese de toda a exposição ainda por cima acompanhado por uma música que simultaneamente nos inquietava e pacificava.

Perdi outras exposições mas quando tive conhecimento que ia terminar em Ciudad Rodrigo, não podia falhar. Apesar de algumas obras expostas serem de primeira água o conjunto da exposição deixou muito a desejar e tenho a dizer que, pelo meu olhar, não fechou com chave de ouro. Valeu a viagem mas penso que a Fundação Las Edades del Hombre poderia ter ido mais longe na apresentação, na música e sobretudo na parte audiovisual - extremamente pobre.

Como não podia tirar fotografias deixo algumas do catálogo apesar de, tirando a Imaculada Conceição, não serem, para mim, as mais relevantes.



Pantocrator, Porta das Cadeias


Tentação de Adão e Eva, Prata, Juan de Arfe, 1588-1590, Museu Diocesano de Valladolid


Imaculada Conceição, Pedro de Mena, sec. XVII. Igreja Paroquial de Saucelle (Salamanca)




Última ceia - Museu Paroquial de Santa Maria , Aranda del Duero (Burgos)

Etiquetas: