segunda-feira, março 06, 2006

Passeio CNC - Quintas e Igrejas de Azeitão


No passado sábado fiz mais um passeio do Centro Nacional de Cultura, desta vez pela região de Azeitão - suas quintas e igrejas.

O dia estava de tormenta e atormentados estávamos nós quando chegámos à Quinta da Bacalhoa onde entrámos a correr sem sequer podermos observar o belo pátio de entrada. Felizmente as explicações foram-nos dadas no interior protegidos pelos belos azulejos da colecção Berardo. Quando nos deslocámos ao exterior da quinta a chuva reduzia-se a uns pinguitos que um pálido sol veio afastar. Não sei se foram as "virtudes" que rodeiam a bela loggia exterior que se apiedaram de nós.

Não me alongarei sobre a história das quintas pois no final do post remeto para um site com a sua história e belas imagens.

Do que mais gosto quando passeio por estes locais é imaginá-los na sua época de glória quando as pessoas os habitavam, lhe davam cor e vida e, no caso da Quinta da Bacalhoa, quando Brás Afonso de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque, escrevia sobre seu pai e tentava chegar àqueles caminhos de sabedoria e solidão que estão reservados apenas a alguns.



QUINTA DA BACALHOA



O palácio visto do exterior sobre a sua fachada norte. A vinha na sua esplêndia geometria.


O jardim de buxos visto da loggia do palácio.


Loggia exterior e tanque. Na parte superior das três aberturas as três virtudes teologais.


Pormenor de uma coluna e dos azulejos junto ao chão da loggia exterior.




QUINTA DAS TORRES



Exterior da casa junto ao lago.


O lago e a chuva que voltava a ameaçar.


Lambrim interior de azulejos. As banhistas têm uma modernidade que me fez lembrar alguns quadros impressionistas.


Do magnífico Moscatel que nos foi servido no pátio interior antes do almoço não vos falo - não gosto de acirrar invejas!




IGREJA DE S. SIMÃO - Vila Fresca de Azeitão



Exterior da Igreja; o muro que se vê à direita pertence já à Quinta da Bacalhoa.


Pormenor dos muitos azulejos que revestem o adro da igreja.


Pormenor do interior da igreja onde se pode ver os frescos que foram encontrados no tecto e os azulejos que revestem toda a igreja. Infelizmente as nossas igrejas estão muito pouco iluminadas e em dias de chuva e com máquina não profissional foi o melhor que consegui.




IGREJA DE SÃO LOURENÇO - Vila Nogueira de Azeitão




O que consegui na bela igreja de S. Lourenço. Pena não ter conseguido captar a Nossa Senhora com Menino em terracota que se julgou pertencer a Della Robbia mas da qual se tem ainda poucas certezas.




FINAL DA VISTA NA J.P. VINHOS


Aqui seguimos o processo de fabrico dos diferentes vinhos. Vimos as vinhas regadas gota a gota por água que vem do lago artificial que fica junto ao Jardim dos Sabores onde estão algumas das oliveiras, do tempo dos romanos, que para aqui foram transplantadas dos terrenos que a Barragem do Alqueva cobriu.

É também aqui que se encontra parte do espólio dos magníficos azulejos da colecção Berardo. Contudo, não sei se da prova dos vinhos se dos eflúvios ou se da pouco luz, salvou-se apenas a fotografia abaixo. Comigo veio, no entanto, uma garrafa de apenas meio litro de Moscatel Roxo envelhecido 9 anos em pequenos barris de carvalho vindos da Escócia e previamente usados na maturação de Malt Whisky. O preço fica no segredo dos deuses não vá o governo achar que é um sinal exterior de riqueza ;)





Nota: Aconselho a visita a esta página sobre as Quintas de Azeitão.


Etiquetas: ,