terça-feira, dezembro 07, 2004

Viagens na minha terra - Maria Helena Vieira da Silva - 1908/92



Arpad Szenes e Maria Helena, Paris, 1952, fotografia de Fernando Lemos



Fui ontem ver a exposição de Maria Helena Vieira da Silva patente no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva. É a exposição comemorativa dos 10 anos do museu e vieram quadros de vários cantos do mundo.

Chamaria a esta exposição – o Domínio da Geometria.

Os meus olhos detiveram-se nos pontos, nos quadrados, nas cores, na textura da tinta que retratam, na perfeição, o domínio espacial com que Maria Helena trabalha as suas telas.

Alguns quadros já os conhecia ou, porque fazem parte do acervo do Museu ou da Gulbenkian ou porque já os vi em outros pontos – caso do museu de Colmar. Mas os meus olhos nunca se cansam de ver o intrincado das suas telas e a forma magistral como ela aí esconde todas as suas memórias.

Do que vi saliento, entre tantos que seria exaustivo enumerar, La Bibliothèque en Feu (que visito regularmente no Museu) e mais 3 quadros que desconhecia – Memória, 1966-67, óleo sobre tela, 114x146 da Colecção da Galeria Jeanne-Buchar de Paris; Le Promeneur Invisible, 1949-51, óleo sobre tela, 132x168, Colecção do San Francisco Museum of Modern Art de S. Francisco e Les Joeurs de Cartes, 1947-48, óleo sobre tela, 81x100, Coleccção Particular de Londres.

O seu quadro Jeu d’Echèques está, infelizmente, situado num local onde tudo se reflecte, impedido uma visão agradável e correcta como a que gostaria de ter tido para poder disfrutar deste quadro, de que muito gosto, mas que apenas conhecia de imagens.

A não perder também o vídeo que passa no auditório. A certa altura há uma visita, à sua última exposição retrospectiva em Paris, de um grupo de jovens com quem Maria Helena conversa. A linguagem, a expressão e a curiosidade das crianças 9-10 anos é soberba e a certa altura um miúdo, fazendo o gesto com a mão, diz-lhe qualquer coisa como: Et ça valse!

A exposição irá estar patente até 30 de Janeiro e é, quanto a mim, das imperdíveis.

Etiquetas: